Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

61. Aloísio Parreiras / Escritor / Livros / Artigos / Poemas /









Foto: Divulgação
O Blog Companhia das Entrevistas vai conversar com o escritor Aloísio Parreiras, o assunto: as suas obras literárias e a sua experiência na evangelização católica em Brasília. Acompanhe:
Blog: Em visitas ao Site da Arquidiocese de Brasília, constatamos alguns artigos escritos por você, de onde vem à inspiração para escrever?
Aloísio Parreiras: Escrever é um desafio, é uma arte. Acredito que a inspiração para os meus escritos- artigos, poemas e livros- vêm do Espírito Santo, pois, na vivência do dia a dia, surgem em minha mente ideias, frases ou simples palavras que eu anoto e guardo. No tempo oportuno, eu retorno a essas ideias e as transformo em escritos sobre os mais diversos temas da fé.
Blog: As suas obras literárias são duas, "Orações que sobem ao céu e nos levam à presença de Deus" e "Diálogos com Cristo: fecundos momentos de oração", qual a aceitação da comunidade católica em relação ao seu dom de escrever livros, no sentido de leitores que adquirem as obras?
Aloísio Parreiras: Graças a Deus, os meus escritos são bem aceitos pelo Povo de Deus. Meus artigos que são disponibilizados no site da Arquidiocese de Brasília são compartilhados pelos sites de várias Paróquias do DF. Sempre que possível, eu escrevo também para a Revista Renascidos em Pentecostes da Paróquia São Pedro de Taguatinga. Em relação aos meus livros, a aceitação tendo sido excelente. É muito bom poder encontrar pessoas que já leram os meus livros e conversar sobre minhas obras. Há aqueles que sempre me questionam: “Quando vai sair o seu próximo livro? Pois, os seus dois livros que já foram lançados eu já li”. Um fato curioso: algumas pessoas que são evangélicas compraram meus dois livros, leram e gostaram muito. Além disso, muitos sacerdotes da nossa Arquidiocese leram meus dois livros e sempre que nos encontramos, eles me dizem: “Jamais, pare de escrever! Surpreenda-nos sempre com bons livros de espiritualidade”.
Blog: No Facebook você afirma que o livro é um excelente meio de evangelização, como explicar esta afirmação?
Aloísio Parreiras: Sim, um livro é um meio oportuno de evangelização, pois, quando alguém lê um livro sobre as verdades cristãs, de alguma forma, ela sente a necessidade de falar de sua vida na Igreja, seu contato e compromisso com Deus, suas dificuldades na fé e de seu apostolado. Nesse diálogo, as pessoas manifestam suas alegrias e dificuldades, em termos de fé, e esperam ouvir uma palavra de conforto ou de incentivo, ou seja, abrem um espaço para o anúncio da Boa Nova. Por outro lado, um livro é um meio de evangelização porque ele alcança pessoas de diversos Estados do nosso país, onde eu nunca estive presente fisicamente, mas por meio dos meus livros, dos meus escritos, nestes locais, eu estou presente.
Blog: Você também afirma que “escrever é um apostolado, é uma obra missionária”, como você chegou a este pensamento?
Aloísio Parreiras: Dezenas de livros são lançados todos os dias em nosso país. Infelizmente, poucos são os livros que abordam, com profundidade, sabedoria, inteligência e zelo, os diversos temas da fé cristã. Hoje em dia, até mesmo em tradicionais livrarias católicas, nós encontramos alguns livros sobre Jesus histórico que negam a divindade de Cristo. Como explicar essa incoerência? O que é mais importante à lei do mercado ou a defesa da fé? Para fazer frente a esse panorama, tenho percebido que escrever um livro católico, uma obra fiel aos princípios cristãos é um apostolado, é uma obra missionária, pois, como nos ensina o próprio Cristo: “A minha doutrina não é minha, mas d’Aquela que me enviou!” (Jo 7, 16). Por ser um escritor católico, estou a serviço da Igreja e de Deus, anunciando o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, a Pessoa de Cristo com Seu pleno Amor e Suas máximas exigências.
Blog: A Editora Palavra e Prece é bem receptiva em relação ao seu talento de escritor?
Aloísio Parreiras: Eu conheci a Editora Palavra e Prece por meio das obras de São Pedro Julião Eymard. Lendo os livros: “A Divina Eucaristia” e “Flores da Eucaristia”, eu fui atraído pela qualidade gráfica dos livros. O próprio nome da Editora é muito sugestivo: PALAVRA- Verbo- e PRECE- oração, diálogo com Deus. Desde o começo, quando apresentei o meu primeiro livro, Júlio, o Editor da Editora Palavra e Prece, teceu muitos elogios a minha obra e me fez perceber que eu estava preenchendo com o livro “orações que sobem ao céu e nos levam à presença de Deus” um vazio que havia no mercado editorial, pois não tínhamos um livro de várias orações elaborado por um autor contemporâneo. Nas pesquisas de mercado, desse primeiro livro, os livreiros e os distribuidores acataram o meu primeiro livro com bastante entusiasmo.
Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas que queiram adquirir as suas obras, como proceder?
Aloísio Parreiras: Meus livros podem ser adquiridos em qualquer lugar do Brasil nas Livrarias Cultura, nas Livrarias Saraiva, pela internet no site da Editora Palavra e Prece: http://www.palavraeprece.com.br e em vários sites de vendas, tais como Submarino. Em Brasília, eles também podem ser comprados na Livraria Ave Maria da 505 norte.
Blog: Na dica de leitura e audição do Blog Companhia das Entrevistas consta a sua obra "Orações que sobem ao céu e nos levam à presença de Deus", vamos providenciar a dica também da obra “Diálogos com Cristo: fecundos momentos de oração". Quando teremos uma nova obra escrita por você?
Aloísio Parreiras: Lancei o meu primeiro livro em dezembro de 2010. O segundo livro- Diálogos com Cristo: fecundos momentos de oração- foi lançado no mês de dezembro de 2011. Esse segundo livro foi escrito na primeira pessoa, ou seja, é o próprio Cristo que fala conosco por meio dos mais diversos diálogos. Gosto de afirmar que esse livro é o espelho da minha alma. Por isso, afirmo: Quer conhecer a minha alma? Leia esse livro. Em dezembro último, no dia da Sagrada Família de Nazaré, eu apresentei a Editora Palavra e Prece, o meu terceiro livro que foi aprovado em um tempo recorde e, por isso, na segunda quinzena deste mês de abril, eu estou lançando o meu terceiro livro: “Jesus Eucarístico em nossas vidas: O florescer da Primavera Eucarística, da Última Ceia aos nossos dias”. Comecei a escrever esse livro em janeiro de 2011 e só terminei em dezembro de 2011. É um livro com 256 páginas, no formato 16 X 23 cm, com quatro capítulos e alguns ícones sobre a Eucaristia, onde eu procuro contribuir, de alguma forma, para o incremento da piedade eucarística. Segue o link da minha terceira obra: http://palavraeprece.com.br/livros/jesus-eucaristico-em-nossas-vidas. Abraços! Uma feliz e abençoada Páscoa!