Total de visualizações de página

domingo, 22 de abril de 2012

73. Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães / Escritora /



Vamos conversar com a escritora Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães, autora do livro “Supravida, Contos e Crônicas”.

Blog: Qual o objetivo de escrever o livro “Supravida, Contos e Crônicas”?

Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães: Este meu terceiro livro, os outros livros de minha autoria: o primeiro com o título “Saga Mineira” já está esgotado, e o segundo é uma coletânea de poesiasintitulada “Minha Alma Azul”. No livro “Supravida, Contos e Crônicas”, eu peguei a minha experiência como professora, para escrever as crônicas, com as minhas experiências, e tem crônica também na área policial, na área política, na área de críticas sociais. E os contos são na minha vertente literária, que é a de Guimarães Rosa, dentro do regionalismo mineiro. Eu escrevo por gostar mesmo, está na veia, e a gente tem que colocar pra fora, e como sou professora de língua portuguesa, tenho que escrever bons livros.

Blog: Como podemos melhor diferenciar um conto de uma crônica?

Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães: No meu livro, “Supravida, Contos e Crônicas”, eu explico, ele é meio didático, na verdade, tem um caráter didático. O conto tem que obedecer a cronologia, tem que ter o foco narrativo, tem que ter personagem, inclusive personagem em ação. Já a crônica não precisa disto tudo, ela pode ser uma crítica social, pode ser uma crítica policial, pode ser uma crítica do governo, e não precisa ter exatamente uma sequência cronológica, o conto e a crônica são gêneros literários diferentes.

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram adquirir a sua obra literária, como proceder?

Ana Maria dos Reis Cunha Magalhães: Nas livrarias Dom Quixote, localizadas no Shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul, também no Centro Cultural Banco do Brasil, também no Novo Terminal Rodoviário de Brasília e no Águas Claras Shopping.