Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

86. Adelar Hengemuhle / autor do Livro Formação de Professores - Da Função de Ensinar ao Resgate da Educação




O Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de contar com a participação de Adelar Hengemuhle, autor do  Livro Formação de Professores - Da Função de Ensinar ao Resgate da Educação. Acompanhe:

Blog: Neste livro, os mestres poderão reavaliar as teorias educacionais e recriar o trabalho em sala de aula?

Adelar Hengemuhle: Sim. Toda a nossa trajetória de produção está embasada em prática e teoria. As grandes questões que nos propomos a responder são: Professor, por que estou aprendendo isso? E Professor aonde vou usar isso? São questões históricas para as quais buscamos respostas entrando em campos de análise e reflexão até o momento pouco ou nada explorados.

Blog: O livro propõe um resgate histórico das experiências dos educadores em sala de aula?

Adelar HengemuhleNão é bem da experiência dos professores, embora isso esteja relacionado com a cultura da formação dos mesmos. O livro, pautado na historicidade busca, na origem dos conteúdos teóricos, os motivos, os fatos, as situações, os problemas, as necessidades humanas que levaram os pensadores a investigar e a descobrir bases teóricas (fórmulas, leis, conceitos,...) que ajudaram a humanidade a compreender a vida e a resolver problemas de sua época. Com esse olhar, o professor consegue vislumbrar motivos, fatos, situações, problemas e necessidades dos estudantes em seus contextos atuais. Assim, temos os conteúdos ressignificados, podendo problematizá-los para que os estudantes sejam provocados e, apoiados em referencial teórico, possam produzir conhecimentos úteis e com sentido para a vida, além de desenvolver seu espírito investigativo.

Blog: Qual o principal objetivo do livro "Formação de Professores - Da Função de Ensinar ao Resgate da Educação"?

Adelar HengemuhleResponder às tradicionais questões “por que aprender determinado conteúdo e aonde utilizá-lo”. Apontar o caminho da historicidade (motivos que levaram os pensadores a criar determinadas teorias) para ressignificar os conteúdos no contexto dos estudantes, problematizando-os. Com esses referenciais, elaborar as práticas pedagógicas pautadas na metodologia e avaliação problematizadoras.

Blog: Podemos afirmar que o livro "Formação de Professores - Da Função de Ensinar ao Resgate da Educação" é voltado para professores de todos os níveis e áreas de conhecimento?

Adelar HengemuhleSim. É voltado para professores em todos os níveis e para profissionais de outras áreas, pois hoje, no meio empresarial, necessitamos problematizar os processos, envolvendo os colaboradores a buscar soluções para problemas sempre novos, embasados em referencial teórico.

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram adquirir a sua obra literária, de título " Formação de Professores - Da Função de Ensinar ao Resgate da Educação", como proceder?

Adelar HengemuhleEm princípio, todas as livrarias buscam os livros através da Editora Vozes. Agradeço a entrevista e coloco-me à disposição para fóruns de discussão ou palestras sobre o tema através do meu e-mail adelar@facos.edu.br .