Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de maio de 2012

89. Maestro Flávio Fonseca / Grupo Takto / Lançamento do CD Sinfonia da Alvorada

                                                  
Foto: Divulgação

O Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de entrevistar o Maestro Flávio Fonseca, integrante do Grupo Takto. O assunto:  lançamento do CD Sinfonia da Alvorada. Acompanhe:

Blog: Quando foram iniciadas as atividades do Grupo Takto?

Maestro Flávio Fonseca: Há oito anos atrás, eu fui convidado para fazer uma apresentação num evento beneficente. Para não ir sozinho, só voz e violão, convidei algumas amigas que tocavam comigo em outros trabalhos, para me acompanharem com flautas e clarineta. O resultado foi tão bom, que nós continuamos ensaiando para ampliar repertório, e começamos a ser chamados para tocar em mais lugares. Com o tempo entrou no grupo o baterista e chegamos no ponto em que estamos hoje.

Blog: O grupo é composto por quantos músicos?

Maestro Flávio Fonseca: Somos cinco: Marília Carvalho, flautas transversal e barrocas; Alessandra Lalucce, flauta transversal; Taís Vilar, clarineta e clarone; Diogo Vanelli, bateria e percussão; e eu, violão de 7 cordas e arranjos. Eventualmente voz.

Blog: Além de interpretações, vocês fazem composições musicais?

Maestro Flávio Fonseca: Sim. Em nosso primeiro CD há três músicas de minha autoria, e no segundo CD há duas. Em todo show nosso incluímos também repertório autoral.

Blog: O primeiro CD do Grupo, intitulado Tempo, foi lançado em 2009, para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram adquirir o CD, como proceder?

Maestro Flávio Fonseca: Ele pode ser adquirido no endereço: http://migre.me/5kX7V.É um CD elogiado por Sebastião Tapajós, Maurício Einhorn, Daniel Taubkin e outros.

Blog: No aniversário de 52 anos da capital federal do Brasil, vocês realizaram um show no Clube do Choro?

Maestro Flávio Fonseca: Fizemos no dia 21 de abril, o próprio dia do aniversário. Simultaneamente, a Rádio Nacional FM colocava no ar um especial de uma hora hora de duração, com o Takto tocando músicas em homenagem à cidade.

Blog: Podemos afirmar que será o Show de lançamento do CD Sinfonia da Alvorada?

Maestro Flávio Fonseca: Sim, foi o primeiro. Agora estamos cumprindo a programação de lançamento. O próximo show será dia 18 de maio, na Casa Thomas Jefferson da Asa Norte (606 Norte). Neste disco gravamos uma releitura popular da Sinfonia que Juscelino encomendou a Tom Jobim para a inauguração da capital, entre outras músicas de amor à cidade, como por exemplo Suíte Brasília, de Renato Vasconcellos, Juriti, do grupo Liga Tripa, e Primavera em Brasília, de Gilvan de Oliveira.

Blog: No repertório do Grupo Takto, podemos afirmar que há diversos estilos e épocas, entre eles, bossa, erudito, baião, jazz, frevo, progressivo, trilhas sonoras de cinema e até melodias infantis?

Maestro Flávio Fonseca: Sim, esta é uma característica do Takto. Nossa formação instrumental é inusitada, dá pra fazer qualquer estilo de música com ela, então não nos prendemos a um só. Nosso critério é a beleza, a qualidade. Aquilo que nós gostamos de tocar e de nos ouvir tocando, é o que levamos para o público. E este tem gostado também! rsrsrs. Muito obrigado por seu interesse em nosso trabalho, e parabéns por seu blog.

Serviço:

Maestro Flávio Fonseca


Grupo Takto:

Curta no Facebook:
Siga no Twitter: